Programação especial marca os 30 anos do Spaece no Ceará
Avaliação anual mapeia carências e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas.

Maria Nailde Pinheiro discursa durante o evento (Foto: Seduc-CE)
O governo cearense e a comunidade escolar do estado celebraram, na noite da última quarta-feira (9), os 30 anos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza. Realizado pela Secretaria da Educação (Seduc-CE), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e com o apoio do Instituto Unibanco, por meio do programa Jovem de Futuro, o evento reuniu a governadora em exercício, Naílde Pinheiro, a secretária da Educação, Eliana Estrela, o reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos, a gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais e o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Maju Azevedo e Ricardo Henriques, respectivamente, entre outras autoridades, gestores, professores, demais profissionais e estudantes.
A relevância da avaliação nas últimas três décadas foi destacada pela governadora em exercício, Maria Nailde.
“O Spaece é muito mais que uma ferramenta de gestão pública voltada ao aprimoramento da educação pública. É uma realidade que transforma vidas e é símbolo do nosso potencial. Hoje é dia de fazer aquela avaliação das sementes que foram plantadas há 30 anos e estamos colhendo os frutos”, disse.
Na sequência, a secretária da Educação detalhou a importância prática da avaliação para identificar carências e auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas.
“É fundamental para que possamos perceber onde as nossas crianças e nossos jovens se encontram e, a partir daí, construímos propostas e projetos que possam, cada vez mais, melhorar a educação cearense”, explicou Eliana Estrela.
Em seu discurso, Ricardo Henriques enalteceu os dez anos de parceria do Instituto Unibanco com a Seduc-CE e mencionou que a experiência adquirida ao logo do período por toda a rede tem contribuído para o desenvolvimento contínuo da educação cearense.
“Esse momento de comemoração do Spaece é a tradução de como o Ceará enfrentou, em condições muito adversas, uma política de educação que a avaliação capta uma evolução muito significativa acima de qualquer tendência histórica do que seria esperado há 30 anos.”
O tom de reconhecimento em uma política de estado eficiente foi mantido por Maju Azevedo.
“O investimento em avaliação é relevante para se ter uma medida, para garantir e fomentar decisões. É neste presente que vislumbramos um futuro. Do ponto de vista do Instituto Unibanco, é uma honra continuar a parceria para enfrentar os desafios que virão”, ponderou.
Programação
O evento seguiu durante quinta e sexta-feira (dias 10 e 11) no Salão Mundaú do Centro de Eventos do Ceará. Na quinta-feira (10), foram realizados oito painéis, sendo quatro pela manhã (“História, políticas e resultados”, “Gestão educacional e os resultados”, “Políticas de responsabilização: dinâmica e resultados” e “Aspectos metodológicos e técnicos: desenho e aprimoramentos”) e outros quatro à tarde (“Acompanhamento da Aprendizagem discente”, “Modelos alternativos e formação de professores em avaliação”, “Resultados das políticas de incentivos na rede e os caminhos pós-pandemia” e “Crescimento do ensino de Matemática após o início da aplicação”). Na sexta-feira (11), a agenda contou com quatro minicursos – “Iniciativas municipais de avaliação”, “Gestão pedagógica e avaliação educacional”, “Análise de dados educacionais” e “Compreensão leitora: o que aprendemos em 30 anos”.
Avaliação deste ano
Com realização em todos os 184 municípios do Ceará, a avaliação deste ano letivo foi iniciada em 19 de outubro, com a 3ª série do Ensino Médio e do 2º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. No período de 28 de novembro a 2 de dezembro será a vez do Ensino Fundamental (2º, 5º e 9º anos). As crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, na vertente Spaece-Alfa, terão o nível de leitura avaliado. A expectativa é alcançar mais de 421 mil alunos, segundo a Secretaria da Educação (Seduc-CE).
Sobre o SPAECE
Criado em 1992, o Spaece avalia as competências e habilidades dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes estadual e municipais em Língua Portuguesa e Matemática. Alinhado ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o monitoramento identifica o nível de proficiência e a evolução do desempenho estudantil para subsidiar políticas educacionais. Pioneira no quesito avaliação estadual, a avaliação cearense, atualmente, está estruturada em três vertentes: Avaliação da Alfabetização (Spaece-Alfa) para identificar a proficiência em leitura no 2º ano do Ensino Fundamental e complementa as ações do Programa de Alfabetização da Idade Certa (Paic), focado na alfabetização e letramento de crianças até os 8 anos; Avaliação do Ensino Fundamental para 5º e 9º anos; e Avaliação do Ensino Médio para estudantes da 3ª série.
Em 1992, a primeira edição do Spaece contemplou somente a capital Fortaleza e alcançou 14,6 mil estudantes do 4° e 8°anos de 157 escolas estaduais. Em 2003, a avaliação alcançou, pela primeira vez, todos os municípios cearenses, num total de 28,5 mil estudantes de 8° ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. No ano seguinte, após incluir os sistemas municipais de ensino e universalizar a participação de escolas estaduais e municipais que possuíam mais de 25 alunos nas turmas das séries avaliadas, o Sistema contou com participação de 187,5 mil, em 2631 escolas. Em 2007, depois de nova reformulação, voltou a ser realizado anualmente.