Jovem de Futuro no Ceará
Implementado no Ceará desde 2012, por meio de uma parceria entre o Instituto Unibanco e a Secretaria de Estado da Educação do Ceará (Seduc-CE), o Jovem de Futuro tem como objetivo promover a melhoria da educação pública, com equidade, por meio de avanços na gestão educacional e escolar. Presente em 90% das escolas que ofertam Ensino Médio no estado, beneficiando hoje um total de 320.912 estudantes, o programa disponibiliza formações, metodologias, ferramentas e instrumentos que dão suporte às escolas, Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFORs), além da Seduc sede.
A organização dessas ações se dá por meio do Circuito de Gestão (CdG), metodologia central do Jovem de Futuro, que une reflexão, ação e troca de experiências para promover o desenvolvimento integral de toda a comunidade escolar. Inspirado no ciclo PDCA, acrônimo em inglês para planejar, executar, avaliar e corrigir rotas (Plan, Do, Check and Act), o Circuito representa um modelo sustentável de avanço contínuo da gestão escolar. Deste modo, os processos, o diálogo e a corresponsabilização entre as instâncias educacionais são facilitados e ampliados, auxiliando o gerenciamento global e o aperfeiçoamento dos processos e das ações desenvolvidas pela rede.
No decorrer desses 12 anos de parceria, o programa passou a ser implementado, em 2017, em escala na política educacional cearense, abrangendo todas as modalidades das escolas de Ensino Médio público do estado. A expansão foi marcada por processos formativos com foco, principalmente, na implementação do Circuito de Gestão, no aprimoramento das práticas de gestão e no desenvolvimento e fortalecimento de lideranças nas três instâncias da secretaria (Seduc sede, regionais e escolas).
Em paralelo a esse trabalho, o investimento nas ações de mobilização e no engajamento com a rede educacional possibilitou impulsionar a abordagem e os resultados da gestão em educação orientada à garantia do direito à aprendizagem de todas e todos os estudantes.
Além de todos esses avanços metodológicos e de gestão, o período de implementação do Jovem de Futuro no Ceará também corresponde a um avanço significativo na qualidade da educação estadual. Exemplo disso são os rendimentos dos estudantes no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, avaliação na qual o estado passou de 3,8 em 2017 para 4,4 em 2021.
Circuito de Gestão Cearense em 2023
2023 foi um ano fundamental para a compreensão sobre o quanto o método Circuito de Gestão havia sido incorporado pela rede estadual. A Avaliação de Maturidade realizada no território mostrou que há alto grau de apropriação da metodologia, com aprendizados adquiridos ao longo dos anos e adaptações realizadas de acordo com a realidade cearense.
A maturidade dessa perspectiva regionalizada teve como marco a transferência da tecnologia para definição das metas educacionais. A partir de 2024, a configuração das metas será realizada pela equipe da Secretaria da Educação e não mais pelo Instituto Unibanco. Assim, o Ceará formulará e pactuará suas metas para o ano de forma autônoma, assumindo o protagonismo do processo, com a equipe do Instituto Unibanco apenas assessorando tecnicamente as equipes do estado. Esse avanço permite alcançar maior adensamento na realidade do estado e com capacidade para incidir de maneira ainda mais efetiva na mitigação das desigualdades entre as escolas que compõem a rede, considerando suas especificidades e diferenças.
Outra evidência da apropriação do Circuito de Gestão refere-se à construção dos Protocolos Cearenses para as três instâncias educacionais (Seduc sede, regionais e escolas), por meio de um processo de cocriação entre o Instituto Unibanco e a Secretaria.
Cabe destacar por fim, a estratégia de gestão para equidade racial, que iniciou em 2022 como piloto e em 2024 será expandida para todas as escolas da rede estadual. A equidade racial, que já figurava como conteúdo trabalhado pelo estado, com apoio do Instituto, ganhou ainda mais força como temática norteadora nas estratégias de enfrentamento das desigualdades nas escolas.