Coordenadorias Regionais de Educação participam de formação presencial no Rio Grande do Sul
Durante uma semana de atividades, 80 profissionais das CREs aprenderam mais sobre o Circuito de Gestão do Jovem de Futuro e suas etapas
A Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul e o Instituto Unibanco promoveram entre os dias 26 e 28 de fevereiro, no Hotel Continental, em Porto Alegre, a primeira formação dedicada às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O evento reuniu 80 participantes, entre coordenadores regionais e chefias administrativas, pedagógicas, financeiras e de pessoal, além de representantes técnicos da Seduc. O principal objetivo foi apresentar o Circuito de Gestão (CdG), metodologia do programa Jovem de Futuro que busca a melhoria contínua da educação pública, e sua etapas – Planejamento; Execução e Monitoramento; Avaliação de Resultados; Correção de Rotas; e Compartilhamento de Experiências.

Entre os dias 24 e 25 de fevereiro, também foram realizados seis webinários, focados em preparar os participantes para os conteúdos aprofundados na formação presencial. Além disso, o evento promoveu a troca de experiência entre os participantes, fortalecendo o alinhamento das diretrizes do programa.
“O Circuito de Gestão é uma oportunidade para o desenvolvimento profissional, capaz de renovar a visão de quem trabalha na área de gestão educacional. Sua estruturação contribui para que nós, gestores, tenhamos mais clareza em nossas ações e possamos atuar de forma coesa na implementação das políticas públicas da rede, promovendo melhores resultados”, comenta Ana Alice Campagnaro, Coordenadora de Educação da 19ª CRE do Rio Grande do Sul.
O Jovem de Futuro, parceria entre o governo gaúcho e o Instituto Unibanco, é implementado no estado desde 2023, com a participação de 696 escolas da rede pública. Atualmente são 1.334 escolas atendidas.
“Acreditamos que uma gestão bem-estruturada começa com a qualificação dos profissionais responsáveis pela implementação do programa, garantindo que as diretrizes sejam compreendidas e aplicadas de forma eficaz em todas as regionais”, destaca Suerda Maria Nogueira Nascimento, Gestora de Implementação de Programas e Projetos do Instituto Unibanco. Dando continuidade às atividades formativas do Jovem de Futuro, de 17 de março a 25 de abril ocorrerá uma nova etapa presencial, desta vez voltada ao planejamento detalhado e à execução das ações pelos trios gestores. Essa segunda fase permitirá um aprofundamento das estratégias discutidas, contribuindo para a implementação eficiente do Jovem de Futuro na gestão das escolas.