Seduc-CE e Instituto Unibanco reúnem mil diretores em seminário sobre gestão escolar com foco na equidade
Aproximadamente mil profissionais da rede estadual de ensino do Ceará participaram, nos dias 9 e 10 de abril, do Seminário de Diretores(as) 2025 – Gestão Escolar para Equidade: Transformar as Aprendizagens e Reduzir as Desigualdades, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Promovido pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE), com apoio do Instituto Unibanco, o encontro teve como propósito fortalecer o papel da gestão escolar na promoção de uma educação mais justa e com melhores resultados de aprendizagem.
A abertura contou com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela; da gerente de Implementação de Programas e Projetos Educacionais do Instituto Unibanco, Mirela de Carvalho; e do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.
“Esses encontros nos renovam. Eles são oportunidades para trocar experiências e valorizar o que temos construído juntos nas escolas. A liderança dos diretores é essencial para mantermos esse movimento de transformação”, pontuou a secretária Eliana Estrela.
O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, por sua vez, evidenciou a atuação dos gestores no desempenho educacional do estado. “Quando olhamos os dados, vemos que o Ceará é referência nacional. Mas esses números só existem porque há pessoas por trás deles: vocês, que lideram suas escolas com empenho e inspiram toda a comunidade escolar”, afirmou.
Com uma programação que incluiu mesas de debate, palestras e trocas de experiências, o seminário teve como foco a gestão escolar orientada por resultados com equidade. A ação integra o esforço contínuo da Seduc-CE, em parceria com o Instituto Unibanco, de apoiar o trabalho dos diretores e ampliar os impactos positivos na aprendizagem dos estudantes.

Mirela de Carvalho, do Instituto Unibanco, parabeniza os diretores escolares e os gestores da secretaria da Educação por terem incorporado a metodologia do Circuito de Gestão em suas ações
O governador Elmano de Freitas fez uma breve participação no encontro. De Brasília, onde estava para uma agenda no Ministério da Educação, entrou virtualmente para falar do papel transformador dos profissionais da educação. “O trabalho de cada um de vocês tem feito a diferença na vida dos nossos jovens e merece ser reconhecido. A dedicação de vocês é fundamental para os avanços que temos alcançado”, afirmou o governador.
Já Mirela, do Instituto Unibanco, ressaltou a continuidade da parceria com o estado e a confiança nos caminhos trilhados. Ela retomou o histórico de mais de 10 anos de atuação conjunta entre o Instituto Unibanco e a Seduc-CE e celebrou a incorporação da metodologia do Circuito de Gestão em suas rotinas por diretores escolares e gestores da Secretaria da Educação. “Hoje estamos iniciando uma nova fase com o Circuito de Gestão e estamos bifurcando o trabalho, aprofundando estratégias que fortalecem a gestão escolar com foco na redução das desigualdades. O Ceará mostra, na prática, que é possível unir compromisso, inovação e bons resultados em educação”, afirmou.
Com informações da Ascom da Seduc-CE.