Parceria entre Instituto Unibanco e Agência Mural apresenta a realidade das escolas públicas das periferias
Com apoio do Instituto, agência lança novo site com editoria sobre educação nas periferias
Buscando tornar as notícias mais fáceis e acessíveis, a Agência Mural de Jornalismo acaba de lançar um novo portal. Com layout mais dinâmico, leve e organizado, a reformulação vem como parte da celebração de 11 anos da Agência e reforça a missão de dialogar ainda mais com as juventudes das periferias da Grande São Paulo, a partir da cobertura de 75 correspondentes locais.
A novidade conta ainda com seis novas editorias, são elas: Rolê, com reportagens sobre cultura, gastronomia e esporte; No Corre, sobre economia e empreendedorismo; Vale nota?, sobre educação; Ponto a ponto, sobre mobilidade e transporte público; Sobre-viver, sobre saúde e meio ambiente; e Democratize-se!, sobre política, serviços públicos e direitos humanos.
Apoiada pelo Instituto Unibanco, a nova editoria Vale nota? tem como propósito retratar a realidade da educação nas periferias. As reportagens trazidas nessa seção buscam fazer uma cobertura do funcionamento das escolas públicas nas periferias da Grande São Paulo e de Salvador, com reportagens quinzenais. Todo o conteúdo é produzido por muralistas, jornalistas periféricos formados pela própria Agência Mural, que trazem histórias sobre estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), experiências de educadores e todo o universo da educação.
Além da editoria, a parceria com o Instituto Unibanco também abrange o Laboratório Mural, que oferecerá, em 2022, formação para 30 jovens de diferentes cidades, com mentoria dentro da redação virtual e publicação de reportagens no site sobre escolas públicas brasileiras.
Esse é o segundo ano da parceria com a Agência. Em 2020, no bojo das ações da frente humanitária implementada pelo Instituto Unibanco, apoiamos a produção do podcast Em Quarentena, entre os meses de maio e julho. O programa procurou contribuir com a divulgação de notícias confiáveis aos moradores das periferias da Grande São Paulo e reduzir o impacto das fake news entre esse público. Em algumas semanas chegou a registrar picos de audiência de mais de 20 mil reproduções.
Sobre a Agência Mural
Criada em 2015, a partir de um projeto que começou em 2010, a Agência Mural tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo. Sua rede de correspondentes é formada por dezenas de comunicadores que moram ou cresceram em bairros e cidades da região metropolitana de São Paulo. Pessoas de diferentes credos e religiões, etnias e raças, gêneros e orientações sexuais, com formação em várias áreas, como jornalismo, publicidade, design, secretariado e economia, entre outras.