Webinário discute a importância da realização de Avaliações Diagnósticas na rede pública
Evento promovido pela Secretária de Estado da Educação do Piauí e pelo Instituto Unibanco debateu com especialistas formas de melhorar aprendizagem a partir de dados da rede
No dia 29 de abril, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí e o Instituto Unibanco realizaram o Episódio 1 do Ciclo de Webinários do estado, no qual abordaram o tema Avaliação Educacional em Tempos de Pandemia. Com transmissão ao vivo e tradução em libras, o evento teve a fala de abertura de Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem da Seduc (UNEA); e as participações de Ricardo Henriques, superintendente-executivo do Instituto Unibanco; Valéria Marques, especialista em Educação e Gestão Pública; e Márcia Damacena, coordenadora do Projeto Mais Aprendizam da SEDUC-PI. A mediação ficou por conta de Viviane Carvalhedo, diretora do Canal Educação da SEDUC-PI.
Abrindo o evento, Maria José Mendes falou sobre os desafios que a SEDUC-PI enfrentou para implementar o ensino remoto durante a pandemia. Em 2021, a Secretaria está realizando, por meio do Programa Juntos Para Avançar, uma ampla avaliação diagnóstica com os estudantes, escolas e professores da rede para gerar dados que permitam a criação de ações e metas mais eficientes, focadas na redução da evasão escolar e nas defasagens mais evidenciadas.
“A avaliação não tem como objetivo julgar o trabalho realizado pelos professores ou de ranquear as escolas e os estudantes. A avaliação trará para nossa rede a possibilidade de traçar estratégias eficientes que garantam a aprendizagem”, afirmou.
Em seguida, Ricardo Henriques falou sobre a importância do Ciclo de Webinários em âmbito estadual por possibilitar discussões focadas nas particularidades do território e por impulsionar mais integração da rede. Destacou que, nesse momento de pandemia, é essencial a rede apoiar os educadores e promover ações de acolhimento para esses profissionais, estimulando uma gestão democrática.
“Acolher os professores é o primeiro passo para acolher os estudantes, criando um ambiente de ensino e aprendizagem adequado ao contexto da pandemia. Além disso, precisamos agir pensando já no futuro e no que precisaremos fazer para manter o aprendizado vigoroso nos próximos anos”, ponderou.
Valéria Marques endossou a discussão reforçando a importância da realização de avaliações diagnósticas dentro de uma rede de ensino. A especialista destacou que, para iniciar uma avaliação diagnóstica, é fundamental ter clareza de qual é a intencionalidade e quais são os objetos de análise do processo.
“A avaliação não é importante somente para a parte pedagógica e conteudista. Neste momento de quarentena, ela é fundamental para auxiliar a traçar ações para manter o vínculo dos jovens com a escola, motivar os estudantes e servir como bússola para os professores aperfeiçoarem suas estratégias de ensino”, pontuou.
Por fim, Márcia Damacena apresentou um outro olhar sobre as avaliações diagnósticas. Ela, no cargo de professora da rede pública, destacou a importância de humanizar e de aproximar estas avaliações das vidas dos estudantes. Segundo ela, neste momento de pandemia e de ensino remoto, o professor é uma peça fundamental na manutenção do vínculo do estudante com a escola, uma vez que é ele quem está no contato direto com os jovens.
“A avaliação diagnóstica é um dos instrumentos de aferir o processo de aprendizado, mas não é o único. Eu, quanto professora, preciso ter um feedback dos estudantes sobre como tem funcionado o ensino remoto para eu ter um melhor direcionamento do meu trabalho. É importante saber quais as dificuldades de acesso dos estudantes. Qual o recurso tecnológico que ele tem. Ele divide o uso do celular com irmãos? Usa o dos pais? O jovem sabe usar o aplicativo? Com essas informações eu posso replanejar minhas aulas para atender melhor a realidade dos meus estudantes”, declarou.
Assista ao webinário Episódio 1: Avaliação Educacional em tempos de pandemia: